Pages

domingo, 8 de novembro de 2009

Educação pela Paz nas Escolas Estaduais da Paraíba

Quando se fala em paz a idéia geral é que paz é algo ligado e de responsabilidade exclusiva das religiões, um engano que tem custado caro.

A paz, que todos nos buscamos, não é algo que se possa encontrar de forma acabada, tal quais produtos vendidos em prateleiras de supermercados, farmácias ou feiras livres, ou mesmo nos templos construídos pelos homens. A paz é uma construção e dentro dessa premissa paz é movimento e, como nada pode ser construído por meio da inércia, é preciso arregaçar as mangas e trabalhar para estabelecer a paz.

Um verbo não conhecido, que no dizer do poeta Merlânio Maia, jazia nos dicionários, está sendo resgatado pelo Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência - MOVPAZ. É o verbo PAZEAR, que significada exatamente estabelecer paz ou harmonia e para estabelecer algo é necessário trabalho árduo e constante.

Uma das formas mais eficazes para estabelecer a paz é por meio da educação, a educação pela paz. Embora já trabalhada por diversos segmentos da sociedade, a Cultura de Não-Violência Ativa ainda é desconhecida pela maioria das pessoas e muito menos praticada.

Buscando colaborar para que nossas crianças possam ser alcançadas por uma nova dimensão de cultura de paz, estivemos reunidos com o Secretário de Estado de Educação e Cultura da Paraíba, o Professor Sales Gaudêncio, que vai comandar com sua equipe e o apoio do MOVPAZ e da Maçonaria - Grande Oriente do Brasil (PB) - um programa de grande proporção e alcance em favor da Não-Violência no Estado da Paraíba.

Em reunião realizada na sede da Secretaria de Educação do Estado, o Professor Sales Gaudêncio e os representantes do MOVPAZ e do Grande Oriente do Brasil (PB), Almir Laureano, Cláudio Junior e Rivaldo Régis, (sentido anti-horário na foto com o Secretário) trabalharam os primeiros passos para que a Paraíba seja um exemplo para o Brasil e o mundo em Educação pela Paz.

Com a presença do Governador José Maranhão que vai abrir o evento, o Secretário de Educação e sua equipe promoverão - 09h:00min do dia 09.11.2009 no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural em João Pessoa (PB) - o I Seminário de Educação Estadual da Paraíba onde o Plano Nacional de Educação e a Política de Formação dos Profissionais de Educação serão discutidos.

Por ocasião do I Seminário de Educação da Paraíba, o Secretário Sales Gaudêncio vai anunciar para aproximadamente 1.500 gestores, entre diretores e vice-diretores de escolas da rede estadual que terão oportunidade de participar do encontro, o Programa Educação pela Paz que vai preparar as novas gerações dos alunos das escolas estaduais - envolvendo suas famílias - para lidar com um novo paradigma nas questões ligadas a paz e resolução de conflitos.

No decorrer dos trabalhos o MOVPAZ fará uma breve apresentação do conteúdo do programa e do kit multimídia Paz nas Escolas que, por ocasião da implantação do programa, será distribuido para os professores da rede estadual utilizarem como apoio para o estabelecimento da cultura de paz e não-violências na rede estadual de ensino.

0 comentários: